Das religiões surgidas nas últimas décadas, poucas angariaram a riqueza e o poder da Igreja da Cientologia. Conhecida como a “religião das celebridades”, a cientologia diz contar com milhões de membros ao redor do globo, e seus praticantes mais graduados às vezes são descritos como pessoas com poderes sobre-humanos. O criador da seita, L. Ron Hubbard, fez planos para viver por duzentos anos e certa vez afirmou ter visitado uma lua de Vênus. Assim, cada passo da igreja foi também acompanhado de escândalos, polêmicas e guerras judiciais. Para trazer à tona os bastidores do enigmático culto que atraiu atores como John Travolta e Tom Cruise, Lawrence Wright, vencedor do prêmio Pulitzer pelo livro-reportagem O vulto das torres - A Al-Qaeda e o caminho até 11/9, realizou mais de duzentas entrevistas com cientologistas e ex-membros da igreja, a maioria deles falando pela primeira vez com um jornalista. Wright combinou ao trabalho de campo anos de pesquisa em arquivos, traçando, assim, o mais completo panorama que se tem do funcionamento interno da Igreja da Cientologia. No centro do livro estão os dois pilares da igreja: o fundador e escritor de ficção científica L. Ron Hubbard - um misto de líder espiritual, aventureiro, cientista e curandeiro que, mesmo sem propriamente ter sido qualquer uma dessas coisas, escreveu as centenas de livros que são a base da fé e do império da cientologia - e David Miscavige, o violento e explosivo sucessor de Hubbard, a quem coube a difícil tarefa de preservar a igreja após a morte de seu criador. Wright também revela as crenças e os sistemas de fé da igreja, que envolvem uma guerra intergaláctica de milhões de anos e um ditador alienígena chamado Xenu. Com imparcialidade e sem cair num sensacionalismo fácil, mostra como a igreja persegue celebridades e como elas são usadas para promover os objetivos do Sea Org, o clero da organização, cujos membros assinam um contrato de 1 bilhão de anos com a igreja. Mostra ainda as perseguições e humilhações que recaem sobre muitos que se pronunciaram contra a cientologia, ou que às vezes apenas tentavam escapar dela. O resultado é uma reportagem corajosa sobre a igreja e seus líderes, mas também uma reflexão profunda sobre a natureza da fé. “Poderoso. Uma leitura essencial.” - The New York Times Book Review “Um feito jornalístico. A história da cientologia é a grande baleia branca das reportagens sobre religião.” - The Wall Street Journal “Impossível de parar, tão empolgante quanto um thriller policial. Eu poderia passar horas falando sobre as excentricidades, paranoias e lorotas de Hubbard, bem como as brutalidades de Miscavige e as nada científicas crenças da cientologia.” - Laura Miller, Salon.com “Para quem gosta dos escândalos das celebridades de Hollywood, os capítulos sobre Tom Cruise e John Travolta serão um prato cheio.” - The Los Angeles Times “Lawrence Wright trata a cientologia - sua história, teologia e hierarquia - com lucidez e coragem investigativa. O resultado é a prova de que a verdade pode ser mais estranha que a ficção científica.” - The Washington Post “Uma investigação hipnotizante, completa e incrivelmente imparcial sobre a religião que todos amam odiar.” - Newsday “Um vislumbre fascinante dos bastidores de uma organização que é tão ambiciosa e influente quanto misteriosa. Os que conhecem a cientologia apenas pelo envolvimento de celebridades como Tom Cruise e John Travolta vão ficar de queixo caído.” – Booklist
Capa comum: 600 páginas
Editora: Companhia das Letras; Edição: 1ª (21 de junho de 2013)
Idioma: Português
ISBN-10: 8535922849
ISBN-13: 978-8535922844
Dimensões do produto: 21,1 x 13,7 x 3,6 cm
Peso de envio: 780 g
A marca e logo marca “Porto de Letras Livraria" é o nome fantasia e de uso e propriedade exclusiva da empresa MOTTA COMÉRCIO EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA - CNPJ: 17.977.486/0001-15. Registros INPI: 920279201/920279031 Nossa sede atual é na cidade de Gravataí no Estado do Rio Grande do Sul desde Maio de 2023, mas atendemos todo o Brasil. Desenvolvemos e trabalhamos com tecnologia, atendemos e vendemos também em MarketingPlaces e outras plataformas de e-commerce.