Como imaginar um imaginário? A mídia manipula ou seduz? A sedução é uma forma de manipulação ou de ruptura com os mecanismos da dominação das consciências? A mídia só dá o que o receptor quer ou faz com que ele queira o que nunca imaginou querer? Como se forma o imaginário que constitui cada um de nós? Qual o papel da mídia na formação dos nossos imaginários grupais ou individuais? Todas essas questões são respondidas em As Tecnologias do Imaginário, um estudo extremamente original que justapõe dois termos - tecnologia e imaginário - em princípio antagônicos e irredutíveis um ao outro. Na contramão das teorias que enfatizam o caráter anti-humanista da técnica e consideram a mídia como fundamentalmente manipuladora, o autor propõe uma nova hipótese sobre a relação entre emissores e receptores, baseada na interação, na adesão e no transitório. No lugar da manipulação, a sedução. Em vez de persuasão, construção de imaginários. Numa linguagem simples, às vozes literária ou jornalística, o autor desvenda conceitos, esclarece posições em conflito e torna cristalino o que outros têm procurado obscurecer. As Tecnologias do Imaginário é o livro para quem pretenda entender a mídia e as novas tecnologias de contato. Uma viagem ao mundo das idéias através de uma rota marginal e irônica. Boa navegação! Em 2008 o livro foi publicado na França pela editora La Table Ronde sob o título `Les Technologies de L´Imaginaire: Médias et culture à l`ère de la communication totale`
ISBN: 9788520503324
Categoria: Comunicação
Edição: 3ª - 2012
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 111
Peso: 0,153 Kg
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