Neste curto ensaio, Emmanuel Tugny examina a noção de sideração como condição de entrada no mundo, como figura de uma renúncia feliz do Ser filosófico, como condição, também, da aprendizagem do amor, do político, do gesto estético e da morte. A essa reflexão, responde uma narrativa cursiva que ilustra o propósito pelo exemplo, aquele do jornal de bordo inventado do oficial Hiroo Onoda (espião japonês que, não tendo acreditado no armistício, continuou o combate na ilha filipina de Lubang, entre 1945 e 1974).
As inserções dessa ficção de si mesmo na matéria crítica contribuem a relançar a escrita e a fazer do conjunto um texto entre narração e trabalho do conceito, a maquinação ficcional repousando, por sua vez, sobre o aparecimento de uma figura siderada e siderante.
Sideração! é, então, um texto híbrido que, em forma de apologia, faz da fábula um lugar de elucidação, e do processo crítico uma via de retorno feliz às coisas, uma fábula aberta defendendo um imanentismo radical, inclusive estético, cujo objeto de estudo seria uma condição.
ISBN: 9788520506691
Categoria: Ensaio, Literatura Francesa, Filosofia
Edição: 1ª - 2012
Tradutor da obra: Tânia do Valle Tschiedel
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 95
Peso: 0,135 Kg
A marca e logo marca “Porto de Letras” Livraria é uma marca desenvolvida por uma equipe de Marketing e Publicidade da ESPM em 2014/2015 e é o nome fantasia e de uso e propriedade exclusiva da empresa Motta Comércio Editora e Distribuidora de Livros EIRELI CNPJ: 17.977.486/0001-15. Nossa sede é em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Desenvolvemos e trabalhamos com tecnologia, atendemos e vendemos também em MarketingPlaces e outras plataformas de e-commerce.